ACESSE A ABA "MOOD" E BAIXE ESTE CONTEÚDO ILUSTRADO.
O “Jeans”, produzido com o tecido “denim”, originário na França do século 16, e patenteado por Jacob Davis e Levi Strauss (sim, ele mesmo, o “pai” de Levi’s), foi criado em um momento de necessidade de um tecido muito resistente que seria usado por trabalhadores braçais e teria maior vida útil. Ele foi muito bem aceito pela população e era tão utilitário que foi sendo adaptado para outras vestimentas dos guarda-roupas masculinos e posteriormente femininos.
Anos se passaram e cá estamos com o jeans em praticamente todos os armários, para vários estilos, cores, gostos e bolsos diferentes.
UM BOM JEANS PODE DURAR ANOS E CABER EM MILHARES DE LOOKS.
RETA
Cintura média. Este modelo é mais certinho no quadril e fica com a perna folgada porque ela vai, literalmente, reta do quadril até o tornozelo (altura ideal da barra).
Por ser um modelo bem simétrico, tem um bom resultado em todos os biotipos.
FLARE
Cintura alta, média ou baixa. A antiga “boca de sino”, mas menos aberta na barra. Ela fica mais certa no quadril e coxas, começa a abrir a partir do joelho e vai progressivamente até cobrir o pé (altura ideal da barra).
Este modelo pede salto alto e com isso tem a função de alongar as pernas.
SKINNY
Cintura alta, média ou baixa. Este modelo de jeans começa justo deste a cintura e segue modelando a perna até o tornozelo (altura ideal da barra).
Para um efeito mais charmoso, use sempre com a parte de cima mais ampla ou com terceira peça.
MOM
Antiga calça semi-bag. Cintura alta e mais certa, começa a larguear no quadril e coxa, mas afunila levemente até o tornozelo (altura ideal da barra).
Este modelo de calça destaca bastante o quadril, caso não queira este efeito, use com peças de cima mais ajustadas.
WIDE LEG
Cintura alta e mais certa também, começa a larguear no quadril e vai assim progressivamente até o tornozelo (altura ideal da barra).
Este modelo dá destaque para a parte de baixo, então combine com partes de cima mais ajustadas, como com a Mom.
CLOCHARD
Cintura alta e larga, muitas vezes fechada por um cinto do próprio tecido que deixa o cós pra cima. Larga no quadril e afunila até o tornozelo (altura ideal da barra), mas tem muitas versões de barra reta também.
Este modelo também evidencia o quadril, legal combinar com partes de cima mais justas.
CENOURA (OU BALLOON)
Cintura alta e ajustada, bastante larga no quadril e afunila bem a partir do joelho, formando o formato da cenoura mesmo (ou balão), até o tornozelo ou um pouco acima.
Esta versão de calça tem muito volume no quadril, bom para quem quer evidenciar esta parte do corpo.
PANTALONA
Tem a cintura ajustada e começa a abrir progressivamente a partir dela até cobrir o pé (altura ideal da barra).
Esta versão de calça, apesar de ter volume, é uma peça muito simétrica e vai bem em todos os tipos de corpos.
PANTACOURT
Mesma modelagem da pantalona, mas a altura da barra correta é acima do tornozelo ou no meio da canela. A Pantacourt não é tão democrática quanto a pantalona porque ela pode achatar em função da barra mais curta.
Para diminuir este efeito, use com salto da cor da sua pele ou o mais próximo possível, ou ainda sem tirinhas no tornozelo (scarpin por exemplo).
CORSÁRIO
Direto dos anos 2000 para a atualidade, este modelo tem a cintura média ou baixa, inicia justa nela e segue modelando a perna até logo abaixo do joelho, que é a altura correta da barra. Ela pode vir na versão reta ou evasê também.
Esta versão dá destaque ao quadril e à cintura e se usada com salto pode dar o efeito de alongar .
BERMUDA
Pode ser uma derivação de quaisquer modelos de calça, porém a altura certa de barra é um pouco antes do joelho. A bermuda achata um pouco a silhueta. Se quiser evitar este efeito, use com calçados de cor próxima à sua pele e sem tiras no tornozelo.